top of page

Aquisição de software para análise de imagens obtidas com BRUV (Baited Remote Underwater Video) e curso de extensão “Técnicas de Estereovídeos para Estudos em Ecologia Marinha”

ICONES_RGB-02.png

ÁREAS MARINHAS
PROTEGIDAS

Período

2017

Localização

​Santos, SP

Parceiros

LABECMAR -UNIFESP

O Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha da Universidade Federal de São Paulo (LABECMAR-UNIFESP) em parceria com a UFRJ e a UFABC, realiza um programa de monitoramento da biodiversidade de Unidades de Conservação Marinhas de proteção integral do Estado de São Paulo (Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e as Estações Ecológicas Federais Tupinambás e Tupiniquins).
 

Essa iniciativa objetiva gerar subsídios técnicos para avaliações periódicas sobre a efetividade dessas áreas, consolidar uma plataforma de ciência aplicada às áreas marinhas protegidas e contribuir com o manejo adaptativo dessas UCs. O LABECMAR também integra a Rede Abrolhos e em parceria com o Laboratório de Pesquisa de Elasmobrânquios da UNESP São Vicente-SP e UFRJ tem endereçado
esforços para aprimorar o monitoramento dos peixes recifais em São Paulo e no Banco dos Abrolhos – BA. O grupo tem desenvolvido o uso de BRUV (Baited Remote
Underwater Video). Uma característica particular do BRUV é o trabalho de análise de dados realizado após a captação das imagens, e que necessita de software específicos e mão de obra capacitada no reconhecimento da ictiofauna e utilização do programa.

 

Nesse sentido, em 2017, o Instituto Linha D’Água apoiou a estruturação de uma unidade de processamento de imagens no LABECMAR por meio da aquisição do software e realização de um curso de extensão (“Técnicas de Estereovídeos para Estudos em Ecologia Marinha”) voltado ao treinamento de estudantes e pesquisadores para a utilização dessa ferramenta.

bottom of page