Incidência política para acesso da pesca artesanal a diferentes mercados
Articulação em redes
PESCA
RESPONSÁVEL
Período:
Agosto de 2023
Localização:
Brasília, DF
Parceiros:
Lex Soluções em Alimentos
Links relacionados:
https://www.instagram.com/p/Ct9pataL7Bm/
Participação de pescadores e pescadoras artesanais e assessoria técnica na Primeira Reunião Técnica para Inclusão Sanitária e Comercialização de Produtos de Origem Animal do Ministério de Desenvolvimento Agrário, realizada nos dias 19 a 23 de junho de 2023, em Brasília, DF. O apoio do Instituto Linha D’Água possibilitou o deslocamento, a estadia e a alimentação de 2 pescadoras artesanais, 1 representante de negócio de impacto social e 2 assessores técnicos durante o evento.
Nessa visita a Brasília aconteceram:
-
Conversas com diferentes secretarias dentro do MDA, a fim de garantir que a pesca artesanal seja considerada nas políticas públicas existentes e em construção:
-
Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental;
-
Subsecretaria de Mulheres Rurais; e
-
Coord. Geral de Infraestrutura e Combate à Pobreza da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental.
-
Reunião com o Secretário Nacional de Pesca Artesanal, Prof. Cristiano Ramalho, para apresentar a proposta de articulação para a organização produtiva da pesca artesanal.
-
Presença na reunião de retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para Povos e Comunidades Tradicionais organizada pelo ICMBio em conjunto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
Consideramos de extrema importância que as vozes dos principais interessados sejam ouvidas para que aconteça o desenvolvimento de políticas públicas eficazes.